Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

Inflação perde a âncora verde

Inflação perde a âncora verde

Alta de preços dos produtos agropecuários deve aparecer nos índices de custo de vida até setembro de 2007

Márcia De Chiara - O Estado de São Paulo, 19/11/2006

A inflação perdeu a âncora verde da agricultura. O choque de preços dos produtos agropecuários, detectado no atacado em outubro, começa a aparecer nos índices de inflação ao consumidor este mês. E deve pressionar o custo de vida do brasileiro neste fim de ano e durante o primeiro semestre de 2007.
Os alimentos podem responder por 1 ponto porcentual da inflação, estimada em 4,2% para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2007, segundo cálculos da RC Consultores. Neste ano, para um IPCA que deve fechar em 3,3%, os alimentos devem contribuir com 0,4 ponto porcentual, segundo a consultoria.
A alimentação é o grupo de maior peso no IPCA. Sozinho, esse grupo responde por 22% do indicador. Apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA é o índice de referência para os sistema de metas de inflação do governo. "A contribuição dos alimentos para a inflação de 2007 deverá ser mais que o dobro da deste ano", prevê o diretor da consultoria e responsável pelo cálculo, Fábio Silveira. Segundo ele, a alta de preços dos alimentos, já sentida no atacado, nem começou no varejo.

Reportagem completa no arquivo abaixo.

Arquivos
 AncoraVerde.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261