Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

Percevejos só se tornam problema a partir da fase de canivetinho

SISTEMA DE ALERTA – EMBRAPA SOJA
24/11/2005
Percevejos só se tornam problema a partir da fase de canivetinho
Está se tornando cada vez mais comum o aparecimento de surtos de percevejos nos meses de novembro/dezembro, quando a soja ainda está no período vegetativo. As espécies mais comuns encontradas são o percevejo marrom (Euschistus heros) e o verde-pequeno (Piezodorus guildinii). O
aparecimento de níveis elevados desses percevejos antes da formação das vagens tem preocupado produtores e agrônomos da assistência técnica de várias regiões produtoras. Segundo a pesquisadora Beatriz S. Corrêa-Ferreira, da Embrapa Soja, a incidência populacional nessa fase inicial é decorrente do deslocamento dos percevejos dos locais onde esses insetos passaram o inverno (percevejo marrom na palhada e o percevejo verde pequeno em plantas hospedeiras) para as plantas que estão verdes, como a soja e o girassol.
Os primeiros insetos que chegam na soja são normalmente percevejos velhos, cujo vigor já está comprometido, a capacidade reprodutiva afetada e têm uma longevidade curta. Além disso, no caso do percevejo marrom, grande parte da população está parasitada por vespas ou moscas, fator que acelera a morte do inseto. Como ainda não há vagens - o alimento principal dos percevejos - as formas jovens dos percevejos (ninfas), resultantes da oviposição dos adultos, não conseguem muitas vezes concluir o desenvolvimento e morrem sem causar danos à lavoura.
A Embrapa Soja já desenvolveu vários trabalhos para avaliar o impacto da alimentação dos percevejos nas diferentes fases do desenvolvimento da cultura, como o efeito sobre o rendimento, a qualidade do grão e até mesmo prejuízos no desenvolvimento da planta. Hoje, sabe-se que as plantas atacadas pelos percevejos em determinadas fases do seu desenvolvimento reprodutivo podem apresentar sementes com baixo vigor, menor teor de óleo, maior teor de proteína, além de facilitar a entrada de fungos na planta.
Entretanto, as pesquisas conduzidas mostram que o ataque dos percevejos durante a fase vegetativa e no florescimento não provoca danos significativos na soja, dispensando assim seu controle. Nessa fase inicial de implantação da cultura, também é comum a presença de um elevado número de inimigos naturais na soja e o uso de inseticidas agressivos para o controle dos percevejos compromete a população desses agentes benéficos, causando um forte desequilíbrio. A consequência da aplicação precipitada é o aumento do número de aplicações de produtos até o final do ciclo da soja. Como nessa fase é comum a presença da largarta da soja, se houver necessidade de controle, recomenda-se o uso de produtos seletivos.
O agricultor deve, entretanto, estar muito atento ao nível de infestação de percevejo quando a soja entrar na fase de canivetinho, período em que as vagens começam a se desenvolver. Se a população de percevejos persistir e estiver com dois insetos (adultos+ninfas) por metro de fileira de plantas é necessário fazer o controle químico. Nessa fase da cultura o acompanhamento da população dos percevejos através do
monitoramento semanal é fundamental, pois evitará prejuízos mais para frente.
Os percevejos sugadores são atualmente uma das pragas mais importantes que atacam a cultura da soja, podendo causar sérios prejuízos no período reprodutivo da planta, quando estão sendo formados os grãos.
Mais informações sobre o controle, doses e produtos recomendados estão disponíveis na publicação Tecnologia de Produção de Soja.

No arquivo abaixo voce encontra o arquivo com esta notícia.

 
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261