Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

Detectado primeiro foco de ferrugem em Primavera do Leste - MT

Foi detectado na terça-feira (25) o primeiro foco de ferrugem asiática em plantações de soja em Primavera do Leste A área infestada pela praga
foi plantada há 25 dias. Nessa safra (que está sendo plantada) menos de cinco por cento da área de soja do município foi plantada.
O fungo da ferrugem da soja foi encontrado por um engenheiro agrônomo da Ceres Consultoria Agronômica que repassou as informações para pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT.
"Nessa mesma área onde foi encontrada a ferrugem, houve o cultivo de soja de inverno em pivô central. Apesar do clima bastante seco durante a safra de inverno e de forma geral os produtores terem conseguido fazer controle mais intensivo e eficiente, com a chegada das chuvas, as condições climáticas tornaram-se favoráveis ao desenvolvimento da doença e novamente (como ocorreu na safra passada) a doença manifestou-se precocemente", explica Márcia Yuyama, pesquisadora da Fundação MT, da área de Fitopatologia.
Em relação ao ano passado, a ferrugem de soja, foi detectada mais cedo do que na atual.
Yuyama recomenda aos produtores, principalmente de Primavera do Leste um monitoramento constante da lavoura de soja e para os produtores do estado, um monitoramento regional, para que o controle possa ser realizado nos sintomas iniciais da doença se ela aparecer na fase vegetativa da cultura e para que não haja alastramento da doença.
A Fundação MT recomenda o controle preventivo na lavoura se a ferrugem não aparecer até o florescimento. Mas se a ferrugem aparecer antes do florescimento, a Fundação MT orienta a fazer o controle curativo. É preciso usar tecnologia de aplicação adequada. Até o momento o controle químico é a única saída.
A Tribuna - Mato Grosso, 21/10/2005

Arquivos
 primeirofocodeferugemempva.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261