Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (1)
 Algodão (1)
 Ambiente (1)
 Milho (1)
 Soja (8)

Gestão do espaço rural e sua exploração sustentável: uma aplicação por geoprocessamento

Este estudo apresenta uma modelagem que poderá ser utilizada na concepção de um sistema para apoio de tomada de decisões e planejamento da ocupação da propriedade e foi desenvolvido em uma propriedade rural de 1009,96 hectares, localizada no município de Olímpia/SP. Foi utilizada uma tecnologia computacional utilizando-se como ferramenta o geoprocessamento, adotando-se procedimentos convencionais de pesquisa, a saber: visitas de campo, interpretação de documentos cartográficos oficiais e imagem orbital, finalizando-se com a elaboração dos mapeamentos temáticos básicos para a análise ambiental por geoprocessamento.

Considerações iniciais:

A produção agropecuária pode ser efetuada de forma racional, respeitando os princípios de preservação do meio-ambiente e de forma sustentável.

A utilização do espaço físico voltado para a exploração agropecuária deve ser feita com respeito às diretrizes de preservação do meio-ambiente e de forma técnica, econômica e racional permitindo a sua continuidade e garantindo a disponibilidade dos mesmos recursos para as gerações futuras.

A ocupação do espaço territorial deve ser feita a partir da definição da aptidão de cada local para sua utilização racional como meio de produção e também sendo necessário garantir as áreas de preservação e de reserva obrigatórias.

Sistemas com informações espaciais permitirão acompanhar a ocupação do espaço físico e monitorar as suas alterações garantindo a conservação do meio ambiente para o futuro, colaborando ainda com a certificação da produção e preservação do meio ambiente.

Resultados obtidos:

O Índice Geral obtido para a propriedade foi de 1,01, conforme a metodologia proposta neste trabalho, demonstrando uma posição muito próxima de neutra. As vantagens obtidas em alguns indicadores foi praticamente neutralizada por aqueles em que precisa obter um maior avanço como no Índice de sustentabilidade da produtividade, no Índice de corte de cana crua e no Índice de consumo de fertilizantes.

A definição de indicadores com elaboração de índices de forma sistematizada permitem montar uma estrutura de dados e de avaliação que demonstrarão a situação da propriedade.

O trabalho completo pode ser baixado clicando no arquivo abaixo.

Arquivos
 Sustentabilidade_JFCunha.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261