Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

Reunião de Pesquisa de Soja traça panorama da cultura

Reunião de Pesquisa de Soja traça panorama da cultura

No primeiro dia de debates da 28ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil, que está sendo realizada em Uberaba, Minas Gerais, técnicos apresentaram um panorama da produção de soja em quinze estados brasileiros. "Esta edição está se realizando num momento histórico de crise na agricultura brasileira, com grande impacto na cultura da soja. As discussões que estão ocorrendo aqui nos mostram exatamente como a pesquisa pode ajudar a superar esse problema, seja influenciando no uso de tecnologia para a produção ou na redução do seu custo. É um momento decisivo, que vai influenciar o planejamento da próxima safra e se configurar como uma oportunidade para buscar soluções para superação da crise", aponta Ralf Dengler, presidente da comissão organizadora.
No balanço da safra 2005/06, a ferrugem da soja, que já causa prejuízos acumulados de cerca de U$ 8 bilhões, desde que apareceu pela primeira vez no Brasil em 2002, confirmou-se como principal problema da safra, com ocorrência em praticamente todo o território brasileiro, com exceção do Amapá.
A preocupação com o problema da produção e comercialização de sementes ilegais também foi motivo de destaque. Os relatos mostraram que a pirataria em sementes de soja segue na contramão do que os agricultores precisam nesse momento de crise. As sementes clandestinas levam à redução da produtividade, uma vez que não estão adaptadas para as regiões, não apresentam estabilidade de produção e ainda podem servir de vetores para doenças.
Na safra 2005/06 outras pragas e doenças também se revelaram altamente danosas quando ocorreram em situações regionalizadas. Entre esses novos desafios que estão se impondo ao sistema produtivo brasileiro estão a mosca-branca, lagarta-falsa-medideira e mofo-branco.

Relatos - Veja em detalhes no arquivo abaixo os relatos da situação da cultura na última safra nos estados brasileiros.

Arquivos
 28_RBPSBC.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261