Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

Bunge fechou 9 fábricas e pode fechar mais este ano

Bunge fechou 9 fábricas e pode fechar mais este ano

Agnaldo Brito
O Estado de São Paulo, 19/02/2006

À luz das novas desvalorizações do dólar, a Bunge, gigante multinacional que processou sozinha 13 milhões de toneladas de soja no ano passado, avalia se terá de fechar novas fábricas no Brasil. Em dezembro, a empresa suspendeu as atividades de 7 das 49 unidades para produção de fertilizantes e outras 2 das 12 fábricas de esmagamento de soja. Tudo isso ao mesmo tempo em que montou uma esmagadora de 19 mil toneladas por dia na Argentina. Fez isso por razões tributárias e de competitividade no País vizinho.
O investimento de US$ 1,3 bilhão para os próximos quatro anos será cortado em 70%. A suspensão do investimento atingirá a parte que seria aplicada no aumento da capacidade de industrialização da Bunge no Brasil. A empresa vai manter apenas o investimento em logística, exatamente no segmento que poderá dar à empresa novos níveis de produtividade. "O impacto do câmbio se tornou violento para a empresa. A única forma de manter a rentabilidade da operação, exigida pelos acionistas, foi o fechamento das fábricas", explica Adalgiso Telles, diretor de comunicação corporativa da Bunge.
Mas o prejuízo não se resume ao fechamento de fábricas.
A Bunge avisa que há um processo de desindustrialização em curso no setor agrícola. Os problemas tributário, logístico e cambial conduzem as processadoras de soja a, gradualmente, reduzir o processamento.

Veja a notícia completa no arquivo abaixo.

Arquivos
 bungefechou9.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261