Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

Quebra-se o tabu do câmbio imutável

Quebra-se o tabu do câmbio imutável

Alberto Tamer - O Estado de São Paulo, 12/02/2006

A proposta de reforma do anacrônico sistema cambial provocou forte reação em quase todos os setores da economia brasileira. Críticas, elogios, reservas com sugestões... O importante é que o debate se mantenha em alto nível técnico e não venha a ser tema de campanha eleitoral, que não se fale em "dolarização" para ganhar votos. Estamos tratando de uma questão vital para a economia e para o País, sua integração no comércio mundial, onde somos parceiros marginais. Quem quiser trocar voto por poder estará enganando o seu eleitor e desservindo os 180 milhões de brasileiros desiludidos (e quem não o está?) que querem emprego, salários dignos, crescimento.
Em meio a tantos desatinos, a coluna vê como altamente positivo o fato de que, finalmente, foi aberta a discussão sobre legislação cambial. A Constituição de 1988, em seu artigo 192, deixara a matéria para posterior regulamentação e, curiosamente, essa parcela do artigo 192 (que trata ainda de sistema financeiro e juros de 12% ao ano - lembram-se dessa idiotice?) vem a debate por força de uma iniciativa do setor privado, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No fundo, a proposta reflete os anseios técnicos do setor privado brasileiro.
Com essa iniciativa, a Fiesp alcança dois objetivos:
1 - Abre o espaço político para renovar a legislação cambial, o que deve melhorar a vida dos exportadores, importadores, demais tomadores de recursos externos da economia em geral;
2 - Consolida sua posição de linha auxiliar no processo propositivo com vistas à construção de um País mais moderno e competitivo.

Veja a notícia completa no arquivo abaixo.

Arquivos
 Cambio.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261