Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

Milho: colheita avança 2% no RS e chuvas melhoram situação.

Milho: colheita avança 2% no RS e chuvas melhoram situação.

Porto Alegre, 20 - Embora irregulares, as chuvas da última semana favoreceram a lavoura de milho no Rio Grande do Sul e permitiram o plantio nas áreas de cultivo tardio. A umidade do solo também beneficiou a semeadura de milho na resteva do fumo, que ocorre nos Vales do Taquari e Rio Pardo, informou hoje a Emater/RS.
A colheita de milho avançou pouco na última semana, passando de 4% para 6% da área semeada (1,391 milhão de hectares). Nas Missões e na Fronteira Oeste, a colheita já chega a 24% dos 187 mil hectares semeados. A combinação de alta temperatura e maior evaporação é a principal causa de estresse das plantas, que precisam de uma reposição rápida de umidade para seu desenvolvimento, explicou a Emater.
A lavoura apresenta 23% da área em germinação e desenvolvimento vegetativo, 17% em floração, 39% em enchimento de grãos e 14% maduros e prontos para a colheita. A Emater reiterou que a produtividade das lavouras cultivadas mais cedo está acima da expectativa inicial. Nas Missões e Fronteira Oeste, o rendimento está em 2.990 quilos por hectare, enquanto no Planalto e Zona da Produção oscila entre 6.000 e 7.200 Kg/ha. Este rendimento não deve ser generalizado, observou a Emater, já que as áreas cultivadas mais tarde tiveram falta de umidade. A entidade lembrou também que há pedidos de resgate do Proagro, indicando que alguns produtores tiveram perdas acima de 30%, patamar mínimo para acionar o seguro.

O Estado de São Paulo, 21/01/2006

Veja o texto completo no arqivo abaixo.

Arquivos
 lavourasRS.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261