Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

Gaúchos buscam opções para a soja

Gaúchos buscam opções para a soja

Quebra da safra, com a estiagem de 2005, leva agricultor a investir em girassol, milho e gado leiteiro

Animados com as boas perspectivas climáticas para a próxima safra, os agricultores gaúchos ainda sofrem as conseqüências da estiagem de 2005, na forma de dívidas que só serão quitadas em 2008 e de falta de dinheiro para a lavoura deste ano. Ao mesmo tempo, se viram forçados a recuar do rumo da monocultura da soja, que estavam tomando, para voltar a buscar a diversificação como segurança para eventuais desastres climáticos.
É nessas ocasiões, quando uma cultura naufraga, que a outra, com colheita em época diferente, pode garantir um rendimento mínimo. Três mudanças visíveis neste início de ano são a retomada da criação de gado leiteiro, o avanço do plantio do milho e a aposta na cultura do girassol.
Elas não alteram significativamente o mapa da produção estadual, mas indicam um desejo de ter alternativas. "A diversificação é uma lição que ficou da estiagem", constata o engenheiro agrônomo Fernando Müller, da Cooperativa Agrícola Mista Regional General Osório (Cotribá), de Ibirubá.
Um cálculo feito pelo presidente da Federação da Agricultura no Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, indica que as dívidas, contraídas com bancos, cooperativas, indústria de máquinas e cerealistas e roladas no fim da safra passada, só serão quitadas em três anos, desde que as
próximas colheitas sejam boas. Elas resultam de perdas próximas de 70% nas lavouras de soja e milho, as principais do Estado.
O tempo tem ajudado, com exceção de algumas regiões isoladas que enfrentam nova estiagem. Mas isso não será suficiente para uma colheita plena em 2006. Descapitalizados, os produtores compraram 24% menos fertilizantes este ano. O resultado da falta de investimento deve aparecer
na colheita, com provável produtividade inferior aos volumes considerados ideais.

O Estado de São Paulo, 15/01/2006
Leia o texto completo no arquivo abaixo.

Arquivos
 opcoesparasoja.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261