Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

O tardio apoio americano aos agricultores

O Estado de São Paulo. Domingo - 27/11/2005.

O tardio apoio americano aos agricultores

População dos EUA começa a valorizar os produtos das pequenas e médias fazendas, que estão em franco declínio

Dan Barber*
The New York Times

No Dia de Ação de Graças, houve algo a que realmente devemos ser gratos: cada vez mais americanos - pelo menos 250 mil deles em Nova York em uma só semana - compraram seus perus e batatas doces em mercados de agricultores locais. Porque o alimento é mais fresco, menos processado e normalmente tem melhor sabor do que o encontrado nos supermercados.
Há algo de considerações políticas e sociais aí: os consumidores acreditam que apoiar os pequenos produtores ajudará a preservar a agricultura, reduzir o número de fazendas industriais e a nos manter distantes de uma economia agrícola que encoraja a produção de commodities como milho, soja e açúcar às custas de quase tudo mais.
Essas pessoas estão certas.
E também erradas. A amarga verdade é que a agricultura americana - a terra e o sistema extremamente complexo de distribuição - já não está nas mãos do pequeno produtor. Pequenos produtores e mercados de produtores agrícolas simplesmente não estão em condição de salvar a agricultura americana.
Os grandes produtores também não, claro. Na maior parte, essas são as fazendas que cultivam uma só cultura ou criam várias espécies de animais em confinamento. Para sustentar sua existência não natural, essas megafazendas, na cultura de sementes ou criação de animais, exigem quantidades enormes de pesticidas, fertilizantes e antibióticos para sobreviver. Resultado? Poluição, erosão e doenças que se espalham facilmente entre animais imunodeficientes criados em confinamento.
Infelizmente, essas fazendas não desaparecerão. Em uma lógica perversa que desafia a natureza, uma fazenda precisa se tornar cada vez maior e mais especializada para sobreviver. O número de fazendas com vendas anuais acima de US$ 500 mil aumentou 23% de 1997 a 2002. A política agrícola americana, com um deslumbrante menu de subsídios, nos manterá nesse rumo no futuro previsível.

Arquivos
 agramericana.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261