Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

Biodiesel caipira já abastece tratores

Biodiesel caipira já abastece tratores

Alta do preço do diesel leva os produtores a usar óleo de soja como combustível

RONDONÓPOLIS

O biodiesel - combustível extraído a partir de vegetais - já é uma realidade em Mato Grosso. Com a alta do preço do petróleo nos últimos anos, que levou o litro do diesel a mais de R$ 2,00, os produtores apelaram para uma solução caseira: abastecer parte, ou em alguns casos até a totalidade, de seus equipamentos com óleo de soja.
Abundante na região, o substituto informal do diesel custa menos da metade do preço do derivado de petróleo é obtido diretamente nas refinarias de óleo de soja."Tem gente que usa há três anos e nunca teve problemas nas máquinas", diz Adilton Sacchetti, produtor de soja e prefeito de Rondonópolis. "O biodiesel veio para ficar." Em 2008, por lei, o diesel tradicional vendido em todo o País terá de conter uma mistura de 2% de óleo vegetal - porcentual que vai crescer ao longo dos anos até atingir os 100%. Considerado ecologicamente e socialmente correto, pois polui menos e integra pequenos agricultores à cadeia produtiva, o biodiesel é alvo de um esforço do governo federal para sua adoção em grande escala.
A expectativa em Mato Grosso é de que a prática informal vire negócio em breve. As fazendas de Sacchetti consomem 5 milhões de litros de diesel por ano. Ele está planejando produzir o próprio combustível.
Assim como o produtor Otaviano Pivetta, que consome 6 milhões de litros de diesel anualmente e está em negociações com um grupo técnico para começar a fazer biodiesel a partir do girassol já no ano que vem. "A princípio, para consumo próprio", diz Pivetta. Mas nada impede que, se as circunstâncias ajudarem, o biodiesel caipira, como é chamado pelos produtores, alce vôo próprio nos planos de negócios. (J.P.N.)

O Estado de São Paulo - 20/11/2005. Mapa do Brasil - Centro Oeste

Arquivos
 biodieselcaipira.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261