Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

IBGE projeta safra 6,8% menor em 2009

Condições climáticas desfavoráveis e menor investimento nas culturas explicam redução

O IBGE reduziu a projeção para a safra 2009 para 136 milhões de toneladas. A estimativa é 0,3% menor do que a projeção apresentada em março (de 136,4 milhões de toneladas) no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de abril. O recuo ocorreu por causa de novas informações sobre as chamadas culturas de verão (soja, arroz e milho na primeira safra), que estão em fase final da colheita e foram prejudicadas por estiagens no Sul.

Se confirmada, a safra deste ano será 6,8% menor do que a colhida em 2008, de 146 milhões de toneladas. O técnico do LSPA Paulo Monassa explicou que a safra de verão já está praticamente colhida e as alterações que poderão ocorrer na projeção de safra total se limitam às lavouras de inverno (trigo e aveia, além do milho, na segunda safra). Segundo ele, as condições climáticas é que vão definir as próximas estimativas para a produção agrícola este ano.

Monassa salientou que a queda na projeção de safra de abril em relação a março é pouco significativa e reflete uma "visão mais clara" do desempenho da safra na medida em que o plantio e a colheita estão mais definidos. Para ele, o principal motivo para a queda prevista na safra de 2009 em relação à safra anterior é o clima.

"Houve forte estiagem em novembro e dezembro do ano passado e, novamente, em março e abril deste ano, em regiões produtoras importantes como o Sul e o Centro-Oeste."

INSUMOS

Monassa também citou como motivos para o recuo na safra anual a queda de preços de alguns produtos na época do plantio, como o milho, e a elevação na cotação dos insumos, que reduziu o uso da tecnologia no campo, afetando o rendimento das culturas.

As mudanças que poderão ocorrer nas projeções nas próximas estimativas estarão concentradas, sobretudo, no trigo. Segundo Monassa, a projeção de 5,7 milhões de toneladas para a safra dessa cultura em 2009, volume 3% menor do que a safra anterior, "ainda pode ser alterada".

A produção de milho deverá somar 51,25 milhões de toneladas, com queda de 13% ante o ano passado. A produção de soja deverá ser de 57,6 milhões de toneladas, com queda de 3,9% ante a safra anterior.

Jacqueline Farid
O ESTADO DE SÃO PAULO
Sexta-Feira, 08 de Maio de 2009

Arquivos
 IBGE_safra6,8menor.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261