Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

Vale investe em unidade de fosfato no Peru

Empresa já fala também em projeto na área de fertilizantes

A Vale quer exportar fertilizantes para o mercado latino-americano, principalmente o Brasil, da sua planta de fosfato no Peru, a primeira da mineradora na região e cuja construção começou ontem. Os investimentos são da ordem de US$ 479 milhões e a previsão é de começar a produzir em 2010.

A intenção é exportar inicialmente rocha fosfórica, matéria-prima para fertilizantes, saindo de um porto que também será construído pela empresa a 40 quilômetros do seu projeto Bayóvar, na região de Piura, no norte do país.

Os fertilizantes, cujos preços e demanda se elevaram nos últimos anos, pressionando os preços dos alimentos, são vitais para o desenvolvimento da agricultura.

"Na primeira fase se prevê uma produção de quase 4 milhões de toneladas de fosfato, que irá principalmente para o mercado do Brasil", disse a jornalistas o diretor de produtos não-ferrosos da Vale, Tito Martins, depois da inauguração do início das obras em Piura.

"Estamos estudando a possibilidade de ampliar esse projeto e desenvolver um relacionado com fertilizantes. Existe uma carência na América Latina pelo produto final", disse Martins.

A Vale ganhou a concessão de Bayóvar em 2005, onde, segundo dados do governo peruano, existem reservas de 238 milhões de toneladas de fosfato.

Segundo a subsidiária da Vale no Peru, Miski Mayo, a planta de fosfato Bayóvar, localizada na região de Piura, terá uma capacidade de produção nominal de 3,9 milhões de toneladas anuais de fosfato.

Martins disse que o potencial de exportação de fertilizantes só será conhecido no ano que vem. "Se nossos estudos se confirmarem, espero que em 2012 ou em 2013 a planta de fertilizantes esteja pronta", afirmou.

Martins informou que a Vale procura fosfato em outras regiões do Peru e que também busca cobre e molibdênio, cujos preços têm subido fortemente por causa da maior demanda mundial.

Presente ao evento, o presidente do Peru, Alan Garcia, destacou que os investimentos brasileiros têm crescido fortemente nos últimos anos em diversos setores da economia peruana.

O ESTADO DE SÃO PAULO - Sábado, 06 de Setembro de 2008

Arquivos
 Vale_Bayovar.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261