Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

MT assina em Bali termo de cooperação com o Governo Federal

CONFERÊNCIA DA ONU
MT assina em Bali termo de cooperação com o Governo Federal

O Governo Federal e o Governo de Mato Grosso assinaram ontem (12) em Bali, Indonésia, um termo de cooperação técnica onde se comprometem a elaborar um plano conjunto de políticas climáticas. Após divulgar números relatando a redução do desmatamento no Brasil, a ministra Marina Silva convidou o governador Blairo Maggi a assinar o documento, que coloca Mato Grosso como o primeiro Estado a aderir ao compromisso.

Ao apresentar o Plano Nacional de Políticas Climáticas, durante a conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, a ministra Marina Silva relatou que no último ano Mato Grosso teve um índice de redução de desmatamento de 79%, vindo em seguida Roraima, com 62% e o Pará, com 35% de redução. "Ficamos muito satisfeitos com os dados relatados pela ministra e isso mostra que estamos no caminho certo", afirmou Blairo Maggi. "Os esforços de se produzir de maneira sustentável, respeitando a legislação ambiental, estão dando resultados", completou.

O compromisso foi firmado durante a participação da ministra Marina Silva dentro do segmento ministerial da 13ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-13) e 3ª. Reunião das Partes do Protocolo de Kyoto (MOP-3). Marina continua a participação na conferência nos próximos dois dias.

A organização não-governamental The Nature Conservancy (TNC) também elogiou os esforços de Mato Grosso que vem buscando melhores alternativas para continuar o desenvolvimento ao mesmo tempo em que cumpre as regras ambientais. Segundo a TNC, Mato Grosso vem exercendo grande liderança e serve de exemplo para outros estados para mudar o atual quadro.

À noite, Blairo Maggi participou do evento Avanços no plano permanente para redução de emissão na Amazônia: inovação do setor agrícola de Mato Grosso, promovido pelas ongs TNC e Ação Verde. Durante o evento foi lançado o projeto Soja + Verde, uma iniciativa das ongs TNS e Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) que visa a produção sustentável de grãos em conformidade com as regras ambientais adotadas nas propriedades.

Maggi reafirmou o compromisso do governo de buscar um modelo de desenvolvimento sustentável em conformidade com o setor privado, o que vem sendo feito, em conformidade com acordos já assinados com a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) e Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool).

O governador salientou que nenhum estado tem condições melhores que a de Mato Grosso, que usa apenas 8% do território para produção e possui potencial para ser um grande produtor mundial de alimentos. "Queremos ser um modelo na produção", destacou Maggi.

Nesta quinta-feira (13), Maggi participa às 9h30 (horário de Bali) de uma audiência com o embaixador da Nova Zelândia. Às 12h Maggi almoço com o prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg. À tarde, às 15h, o governador participa de um dos Quadros de Convenções da Conferência organizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), onde fará a palestra "Mato Grosso Sustentável". (Fonte: Secom)

13/Dezembro/2007
A TRIBUNA MATO GROSSO

 
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261