Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

Celulose amplia as margens do etanol

A tecnologia da hidrólise da celulose para a produção de etanol vai ampliar a gama de matérias-primas para a produção de biocombustíveis, mas aumentará ainda mais a competitividade da cana na geração de álcool. A Dedini Indústrias de Base, de Piracicaba (SP), tem um plano para atingir uma unidade de hidrólise do bagaço de cana de porte industrial dentro de três anos, informa o DCI o vice-presidente da Dedini, José Luiz Olivério.
Segundo o executivo, as pesquisas estão na fase de determinação de parâmetros para uma unidade industrial. "Estamos confiantes", diz Olivério, que não revela os valores investidos pela companhia no projeto, surgido nos anos 80 e retomado em 1997 em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).
"A cana é a melhor matéria-prima para o etanol de celulose porque o bagaço, rico em fibras, já é colhido atualmente para a extração do caldo", explica Nilson Zaramella Boeta, diretor superintendente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). No caso de outras matérias-primas, como o capim ou a palha do milho, todo o processo de produção teria de ser desenvolvido especificamente para a fabricação de etanol a partir da celulose. "As matérias-primas que precisarem ser colhidas exclusivamente para a produção de etanol sempre terão um custo maior", prevê o consultor Alexandre Mendonça de Barros, da MB Associados.

Leia toda a notícia no arquivo abaixo de Luiz Silveira
Diário Comércio, Indústria e Serviços - 05/06/07 - AGRONEGÓCIOS

 
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261