Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

IBGE inicia Censo Agropecuário 2007

Rio de Janeiro - Cerca de 70 mil recenseadores começaram hoje (16) a coletar os dados que vão compor o Censo Agropecuário 2007. Além de reunir informações sobre o setor em todo o país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também vai realizar a contagem populacional nos municípios com até 170 mil habitantes.

Os novos dados, reunidos com essas duas pesquisas, formarão o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, que vão servir de base para as futuras pesquisas do IBGE.

O último Censo Agropecuário foi realizado em 1996, e agora, 11 anos depois, a expectativa, segundo o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, é revelar as transformações ocorridas no campo desde então e avaliar os impactos dos processos de modernização.

"É preciso lembrar que o setor agrícola foi o que mais cresceu no país nos últimos 10 anos. Não só cresceu, se modernizou, se expandiu e agora precisamos saber de que maneira produzimos, o que produzimos e como estamos usando os recursos naturais", explicou.

Segundo ele, o retrato da vida rural brasileira será "uma radiografia completa". Entre os dados que serão coletados estão o tamanho das unidades produtivas, o número de pessoas que elas ocupam, os produtos e as técnicas de cultivo e de produção, como a utilização de sementes transgênicas, produtos orgânicos e agrotóxicos. Nunes informou que também serão avaliadas as condições ambientais de uso da terra.

Já a contagem populacional, que vai servir de base para a realização do Censo Demográfico 2010, também vai ser utilizada pelo governo federal para distribuir de maneira mais justa os recursos do Fundo de Participação dos Municípios. Esses valores são repassados conforme o número de habitantes de cada cidade. Até 170 mil habitantes, o valor é variável. Acima de 170 mil habitantes, o coeficiente é fixo.

Os recenseadores vão contar a população em 5.435 municípios e os técnicos do IBGE vão utilizar metodologia própria para estimar a população nas 129 cidades restantes.

Esta é a primeira vez que o processo será totalmente informatizado. No lugar de questionários de papel, os recenseadores vão usar um computador de mão. Com essa inovação, o prazo para divulgação do resultado final do levantamento deve ser reduzido à metade. A previsão é que um mês após o fim da coleta de dados, que vai até 31 de julho, os resultados já sejam conhecidos.

Todos os recenseadores vão usar crachás e coletes de identificação. Quem ficar na dúvida na hora de receber o funcionário, pode ligar para o número 0800 -7218181.

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
16 de Abril de 2007 - 14h56

Arquivos
 Censo_Agp_IBGE.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261