Home         Notícias         Artigos         Quem Somos          Produtos         Serviços         Fale Conosco  
 Agronegócios (118)
 Algodão (4)
 Ambiente (43)
 Cana de Açucar (15)
 Citros (4)
 Instituições (2)
 Milho (1)
 Pecuária (3)
 Soja (27)

Cana versus alimentos

Segunda-feira, 2 de abril de 2007 - DCI - Diário Comércio, Indústria e Serviços
Luiz Gonzaga Bertelli

O interesse dos Estados Unidos no álcool brasileiro reacende a competitividade da cana com as culturas alimentícias.
Com o acentuado interesse dos americanos na importação do álcool brasileiro, culminando com a recente visita do presidente norte-americano George W. Bush ao nosso país, foi reacendida a velha questão da competitividade da cana com as culturas alimentícias e pecuária.
Com efeito, basta o anúncio da implantação de um novo complexo sucroalcooleiro para suscitar a corrida de contratos de arrendamento das terras, com os seus preços majorados.
No estado paulista, que responde por 60% da produção canavieira da nação, a área destinada à cana devera duplicar nos próximos dez anos.
Com esse fato, um dos maiores prejudicados é o pecuarista, uma vez que o produtor rural vislumbra a possibilidade de maior ganho com o arrendamento para a cultura canavieira. Ao contrário do boi europeu, alimentado com rações, o animal brasileiro tem um bom pasto, possibilitando à carne brasileira melhor sabor, sem receber excessiva carga de drogas.
Nos dias atuais, o brasileiro proprietário de terra pode receber de R$ 490,00 a R$ 1.100,00 ao ano por hectare, com o arrendamento para as usinas sucroalcooleiras. A renda média é de 4,8%, conforme anuncia o estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Diante dessa acentuada procura, os preços médios da terra aumentaram de 18% a 22%, nas regiões canavieiras.
Confirmada a intenção dos Estados Unidos de montar uma grande parceria com o Brasil, transformando o álcool de cana em "commodity" mundial, descortina-se agora um tempo de bonança para a agroindústria brasileira.
Será uma ocasião ímpar, sem dúvida, que poderá beneficiar não só a cana, mas também a pecuária e a produção de grãos, que estão prestes a superar novo recorde.

Veja a notícia completa no arquivo abaixo.

Arquivos
 CanaXAlimentos.pdf
  Tec Fertil Comércio, Representações e Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.
Av. Benedito Storani, 95 - sala 9   -  Vinhedo  -  SP  -  CEP 13280-000  -  Fone/Fax: 55 (19) 3836-2261